Turismo na Bahia

turismo na Bahia destaca-se pelo estado ser um dos principais polos turísticos do paísSuas praias do vasto litoral, ossítios históricos coloniais, as belezas naturais e a rica cultura constituem constante atrativo para os visitantes de todas as partes do mundo.

A Bahia é o estado com o maior litoral do Brasil, num total de 932 quilômetros, correspondente a 12,4% do total. A capital do estado, Salvador, destaca-se pelo carnaval local, que atrai cerca de 2,7 milhões foliões em seis dias de festa. Dentre os pontos turísticos, é marcante a Baía de Todos os Santos, o Farol da Barra, localizado na praia da Barra, o Elevador Lacerda e o Pelourinho. No litoral baiano, encontra-se o distrito da Costa do Sauípe, maior complexo turístico do Brasil, projetado desde o seu princípio visando o turismo e preenchida quase em sua totalidade por hotéis e resorts. OArquipélago dos Abrolhos se destaca por possuir uma excelente área para mergulho autônomo e livre além de atrações como a temporada das baleias jubarte, que se inicia no mês de julho. Há ainda muitos outros locais litorâneos procurados pelos turistas: Praia do ForteGuarajubaItacimirimPradoItacaréSanta Cruz CabráliaCamamuItuberáAlcobaçaMorro de São Pauloilha de Itaparica, entre outros.

Na região metropolitana de Salvador destaca-se a Baía de Aratu, uma imensa enseada que abriga o Porto de Aratu, um estaleiro, além das duas das dez mais luxuosasmarinas da América Latina (Aratu Iate Clube e Marina Aratu) e a Base Naval de Aratu, que teve o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva como um de seus recentes hóspedes.[1] Também é marcante a Baía de Camamu, terceira maior baía brasileira. O litoral baiano ainda possui outros lugares bastante turísticos como Arraial d’Ajuda, emPorto Seguro, local da descoberta do BrasilMorro de São PauloPraia do Forte e Maraú.

Mapa das Zonas Turísticas da Bahia (antes da separação da ZT Lagos do São Francisco e da criação da ZT Caminhos do Sudoeste).

  Zona Turística da Costa dos Coqueiros
  Zona Turística da Baía de Todos os Santos
  Zona Turística da Costa do Dendê
  Zona Turística da Costa do Cacau
  Zona Turística da Costa do Descobrimento
  Zona Turística da Costa das Baleias
  Zona Turística dos Lagos do São Francisco
  Zona Turística da Chapada Diamantina (Circuito do Ouro, do Diamante e da Chapada Norte)
  Zona Turística da Chapada Diamantina (Circuito Chapada Velha)
  Zona Turística dos Caminhos do Sertão
  Zona Turística dos Caminhos do Oeste
  Zona Turística do Vale do Jequiriçá

Segundo a pesquisa “Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009″, realizada pelo Vox Populi emnovembro de 2009, a Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros,[2] já que 21,4% dos turistas que pretendem viajar nos próximos dois anos optarão pelo estado. A vantagem é grande para os demais,Pernambuco, com 11,9%, e São Paulo, com 10,9%, estão, respectivamente, em segundo e terceiro lugares nas categorias pesquisadas. A Bahia ainda é pentacampeã do prêmio de melhor estado brasileiro como destino turístico dado pela revista Viagem e Turismo, com cinco vitórias em apenas sete edições.


Deixe uma resposta